ChatGPT vs. Gemini do Google – Qual é o melhor?
Este mês, o Google revelou sua mais recente tentativa de destronar o ChatGPT da posição que ele mantém desde seu lançamento como rei dos chatbots de IA generativa.
Desde o primeiro dia, o Bard – agora rebatizado como Gemini – tinha acesso à internet, graças à sua integração com a tecnologia de busca do Google. Enquanto isso, o ChatGPT inicial estava limitado ao conhecimento que recebeu durante seu treinamento.
No entanto, a OpenAI logo acrescentou conectividade e acesso a informações externas ao ChatGPT, por meio de uma parceria com o Bing da Microsoft. Apesar da conectividade, o consenso sempre foi que o ChatGPT era mais útil para uma ampla gama de tarefas de processamento de linguagem. Agora, o Google está colocando tudo em jogo, rebatizando o Bard com o nome do modelo de linguagem que está por trás e oferecendo acesso ao seu serviço avançado através de assinatura, com preço para competir diretamente com o ChatGPT.
Em primeiro lugar, é importante notar que tanto o Gemini quanto o ChatGPT são baseados em modelos de linguagem grandes e poderosos (LLMs), muito mais avançados do que qualquer coisa disponível publicamente no passado.
Lembre-se, o ChatGPT é apenas a interface pela qual os usuários se comunicam com o modelo de linguagem – GPT4 (para usuários pagantes do ChatGPT Pro) ou GPT3.5 (para usuários gratuitos). No caso do Google, a interface é chamada Gemini (anteriormente Bard) e é usada para se comunicar com o modelo de linguagem, que é uma entidade separada, mas também é chamada Gemini (ou Gemini Ultra para assinantes do serviço Avançado do Gemini).
É importante considerar que, embora ambos sejam chamados de chatbots, a experiência do usuário pretendida é ligeiramente diferente. O ChatGPT é projetado para permitir conversas e ajudar a resolver problemas de forma conversacional – semelhante a conversar com um especialista em um assunto.
Por outro lado, o Gemini parece projetado para processar informações e automatizar tarefas de uma maneira que economize tempo e esforço para o usuário.
Do ponto de vista técnico, o poder dos modelos LLM é frequentemente medido pelo número de parâmetros (valores treináveis) dentro da rede neural. Foi relatado que as redes do GPT-4 contêm cerca de um trilhão de parâmetros, mas não há informações concretas sobre o número de parâmetros usados pelo Gemini.
O ChatGPT ainda é a interface de chat mais poderosa, graças ao poder proporcionado pelo GPT-4. No entanto, o Gemini está se aproximando rapidamente!
Siga a B2C no Instagram e YouTube e fique por dentro das novidades.