Blog

Últimos posts
Índice de confiança empresarial recua 0,8 pontos em dezembro.

Índice de confiança empresarial recua 0,8 pontos em dezembro.

O índice de confiança empresarial caiu 0,8 ponto em dezembro, para um índice de 106,4, de acordo com a pesquisa mensal da Fundação Getulio Vargas. O resultado foi o menor desde abril de 2021, quando o índice chegou a 105,9 pontos.

A queda na confiança empresarial foi motivada principalmente pela piora na percepção dos empresários sobre o ambiente de negócios. O Índice de Expectativas Recente (IER) caiu 1,3 ponto em dezembro, para 103,5 pontos, o menor nível desde fevereiro.

O setor de serviços foi o que mais contribuiu para a queda na confiança empresarial. O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 2,7 pontos, para 106,9 pontos, o menor desde abril de 2021.

Por outro lado, os índices de confiança das indústrias de transformação e da construção civil tiveram uma leve alta em dezembro, atingindo os níveis mais altos desde 2019. O Índice de Confiança da Indústria de Transformação (ICIT) subiu 0,1 ponto, para 107,6 pontos, enquanto o Índice de Confiança da Construção Civil (ICC) aumentou 0,5 ponto, para 101,8 pontos.

De acordo com a pesquisa, a queda na confiança empresarial foi motivada principalmente pela piora na percepção dos empresários sobre a situação econômica atual. O Índice de Situação Atual (ISA) caiu 1,5 ponto em dezembro, para 109,7 pontos, o menor desde março de 2021.

O resultado da pesquisa reflete os efeitos da pandemia de covid-19, que tem afetado a economia brasileira. A situação tem sido particularmente difícil para as empresas de serviços, que sofreram com a necessidade de fechar as atividades devido às restrições impostas para conter a propagação da doença.

No entanto, a pesquisa também mostrou que os empresários ainda são otimistas em relação ao futuro. O Índice de Expectativas Futuras (IEF) subiu 0,1 ponto em dezembro, para 107,1 pontos, o maior desde julho de 2019.

Os empresários também mostraram maior intenção de investimento. O Índice de Investimento (II) subiu 0,2 ponto em dezembro, para 106,6 pontos, o maior desde fevereiro de 2021.

Apesar dos resultados positivos, as empresas ainda enfrentam uma série de desafios, como o aumento dos custos de operação e a incerteza econômica. Por isso, é importante que as empresas estejam preparadas para enfrentar os desafios econômicos e garantir a confiança dos investidores.

Fonte: https://www.metropoles.com/negocios/confianca-empresarial-recua-para-o-menor-nivel-em-20-meses

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *